Tratamento de Varizes - Dr. Flávio Ruzafa

Estética Vascular >

Tratamento de varizes

Existem diversos procedimentos para tratar as varizes. Alguns são feitos através de uma cirurgia, outros com técnicas menos invasivas, mas, no fim das contas, quem indica a melhor opção para cada caso é o médico, que também leva em consideração o desejo da paciente.

Imagem Tratamento de varizes

Indicação

Tratamentos de varizes e vasinhos são indicados para pessoas que se incomodam com a aparência estética dos membros inferiores e desejam acabar com as veias varicosas e vasinhos.

 

Tipos de procedimentos

 

Não cirúrgicos

- Escleroterapia com espuma: consiste em injetar nas veias uma espuma densa esclerosante constituída de polidocanol e ar, que causa um processo inflamatório na parede das veias e faz com que a via se feche. Pode ser realizado em consultório médico, em apenas uma sessão.

- Escleroterapia com glicose: a glicose, assim como a espuma, também causa um processo inflamatório na parede das veias, que faz com que os vasos se fechem. Pode ser realizado em consultório e o número de sessões varia de acordo com a quantidade de varizes e vasinhos.

- Escleroterapia a laser: é feita a partir de energia luminosa focalizada na área que se deseja corrigir. O feixe de laser aquece o vaso dilatado e/ou deformado, fazendo com que ele seque e se feche. É indicado para veias de pequeno calibre, pode ser feito em consultório médico e o número de sessões também varia de acordo com a quantidade de vasinhos e varizes.

- Crioescleroterapia: é uma variação da escleroterapia convencional, onde é injetada uma substância esclerosante resfriada, que além de fechar as veias, diminui as chances de sangramentos e hematomas.

 

Cirúrgicos (no tratamento de safena)

- Radiofrequência: é uma nova técnica para o tratamento de varizes. O método é menos agressivo e invasivo, se comparado à cirurgia tradicional. A técnica consiste no tratamento da veia doente através da emissão de energia térmica por meio de um cateter, que danifica as paredes do vaso, fazendo com que este se contraia e feche. O método oferece algumas vantagens, como menos sangramentos, menos hematomas, menos dor, menos inchaço na região e redução do tempo de recuperação pós-operatória.

- Cirurgia com Laser: conhecida como Endolaser, é uma opção moderna e minimamente invasiva para o tratamento das varizes. O procedimento é realizado com a inserção de uma fibra especial no interior da veia, que irá emitir energia em forma de calor, causando lesão unicamente no vaso a ser tratado, causando sua contração e fechamento. Assim como a Radiofrequência, o método oferece algumas vantagens sobre a cirurgia convencional, como menos sangramentos, menos hematomas, menos dor, menos inchaço na região e redução do tempo de recuperação pós-operatória.

- Cirurgia Tradicional: o procedimento deve ser realizado em hospital, com a remoção da veia afetada através de um fleboestrator, inserido por meio de duas pequenas incisões na pele. Requer um período maior de repouso. Pacientes que se submetem a esse tratamento devem evitar, por um período de tempo, exposição ao sol e utilizar meias compressivas.

 

Cirúrgicos (varizes)

- Fleboextração: consiste na retirada de veias varicosas através de microincisões (de acordo com o tamanho da veia a ser tratada).

Possui interesse neste tratamento?

Agende uma consulta e saiba mais sobre ele.

Agende sua consulta